Um pouco mais sobre LEPTOSPIROSE

sexta-feira, 4 de agosto de 2017

A Leptospirose é uma doença em que sua apresentação clínica pode variar e apresentar casos assintomáticos e oligossintomáticos até formas mais graves e fatais. Dessa forma, a avaliação do paciente deve ser executada de forma correta para não ocorrer a evolução da doença e a perda do paciente.   Apresentação Leptospitose

Boletim informativo SUVISA – Tabalho Infantil

quinta-feira, 27 de julho de 2017

                  Este BOLETIM INFORMATIVO, dirigido aos gestores e técnicos do setor saúde e de outros setores, bem como à sociedade alagoana, tem como propósito divulgar informações coletadas a partir da vigilância em saúde do trabalhador que lida com o monitoramento das doenças ocupacionais e acidentes de trabalho […]

Roteiro para capacitação de profissionais médicos no diagnóstico e tratamento da Leptospirose

quarta-feira, 14 de junho de 2017

Os médicos necessitam de recomendações específicas e informações básicas sobre a Leptospirose, o que facilita o diagnóstico e o acompanhamento do caso suspeito.   roteiro_capacitacao_medicos_leptospirose_aluno

Leptospirose – Diagnóstico e Manejo Clínico

quarta-feira, 14 de junho de 2017

leptospirose-diagnostico-manejo-clinico2   Manual do Ministério da Saúde contendo os passos para diagnosticar e manejar pacientes propício a esta doença.

Doenças relacionadas ao Trabalho: O que notificar? Como e quando notificar ?

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

No cotidiano dos serviços de saúde os acidentes e doenças relacionadas ao trabalho precisam ser identificados mediante a notificação para que as medidas de intervenção pertinentes a cada situação possam desencadear ações de promoção, prevenção e proteção do trabalhador exposto aos riscos com oportunidade e eficácia.   Clique aqui para baixar a cartilha: “Doenças relacionadas […]

Cartão de acompanhamento do paciente com suspeita de Dengue, Zika ou Chikungunya

quarta-feira, 4 de maio de 2016

Os pacientes com suspeita de Dengue, Zika ou Chikungunya necessitam de recomendações específicas e também do registro de informações básicas, o que facilita o acompanhamento do caso suspeito.

Aplicativos de Saúde do TelessaúdeRS/UFRGS chegam aos 100 mil downloads

quarta-feira, 4 de maio de 2016

Com o objetivo de auxiliar a tomada de decisão clínica nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) o TelessaúdeRS/UFRGS desenvolveu, desde o ano passado, 11 aplicativos para profissionais que trabalham em Atenção Primária à Saúde/Atenção Básica (APS/AB).

Cartilha de orientações ao paciente: Diarreia Aguda

quarta-feira, 4 de maio de 2016

diarreia aguda é uma condição clínica comum na Atenção Básica. Embora causem desconforto, as crises de diarreia aguda geralmente necessitam de cuidados leves e melhoram sem tratamento específico em até sete dias.

Quando é necessário rastrear retinopatia em paciente diabético?

quarta-feira, 4 de maio de 2016

A retinopatia diabética é uma complicação microvascular progressiva que pode culminar em perda visual grave e permanente.

Curso EAD de Atualização no Combate ao Aedes aegypti

quarta-feira, 27 de abril de 2016

O curso aborda aspectos gerais e práticas de combate ao mosquito Aedes aegypti. Visa desenvolver ou aprofundar conhecimentos e habilidades nos alunos para identificação e enfrentamento do mosquito e para a divulgação de informações e orientações aos usuários durante trabalho de campo e visitas domiciliares.