Aplicativos de Saúde do TelessaúdeRS/UFRGS chegam aos 100 mil downloads

anuncio_100_mil_downloads_v002_LFT-01

 

Com o objetivo de auxiliar a tomada de decisão clínica nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) o TelessaúdeRS/UFRGS desenvolveu, desde o ano passado, 11 aplicativos para profissionais que trabalham em Atenção Primária à Saúde/Atenção Básica (APS/AB). Este mês os apps criados pelo projeto alcançaram a marca de 100 mil downloads com nível de satisfação acima de quatro estrelas para iOS e com a pontuação 4,7 entre usuários do sistema Android.

Entre os apps que tiveram mais downloads estão a Calculadora Gestacional, Dieta Dash e RS Contra Aedes, que também foi reconhecido pelo Google como um dos melhores aplicativos na categoria de combate ao mosquito Aedes aegypti. Os aplicativos do TelessaúdeRS/UFRGS foram desenvolvidos em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (SES/RS) e o Ministério de Saúde (MS), são públicos e estão disponíveis para Android e iOS.

Já conhece todos os Apps do TelessaúdeRS/UFRGS?

Veja abaixo o nome e algumas funcionalidades de cada um!

Download para Android

Download para iOS

Uso Abusivo de Álcool – O Alcohol Use Disorders Identification Test (AUDIT) é um questionário desenvolvido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para detecção de indivíduos com consumo de risco de álcool. Consiste em dez perguntas sobre avaliação do uso problemático, sintomas de dependência e padrões de uso nocivo, O App do TelessaúdeRS/UFRGS inclui, além do AUDIT, recomendações do médico para o paciente de acordo com o risco de uso abusivo.

Calculadora Gestacional – Permite calcular a idade gestacional e a data provável do parto a partir da data da última menstruação ou da idade gestacional obtida por ecografia obstétrica.

Calculadora de Risco Cardiovascular – Aplicativo que estima o risco cardiovascular por meio do escore de Framingham. O escore estratifica o risco de desenvolver morte por doença coronariana, infarto não fatal, doença coronariana ou angina, acidente vascular cerebral isquêmico ou hemorrágico fatal ou não fatal, ataque isquêmico transitório, claudicação intermitente e insuficiência cardíaca em dez anos. Além de estimar o risco, sugere condutas clínicas a serem adotadas pelo médico.

Dieta Dash – Fornece informações qualitativas sobre a melhor escolha de alimentos para prevenção e controle da hipertensão arterial sistêmica. Tem capacidade de avaliar cada uma das refeições do paciente. As informações foram baseadas nas publicações do Dietary Approaches to Stop Hypertension (DASH) do DASH Collaborative Research Group, a melhor orientação nutricional para apoiar o controle da pressão arterial.

Taxa de Filtração Glomerular – Avalia a função renal utilizando a equação Chronic Kidney Disease Epidemiology Collaboration (CKD-EPI) e indica a necessidade de consulta com nefrologista. A equação CKD-EPI estima a TFG a partir dos dados de creatinina sérica, idade, sexo e cor da pele.

Asma – Auxilia no Diagnóstico e classificação da asma através de parâmetros clínicos e espirométricos. Tratamento sugerido de acordo com classificação da gravidade da patologia, fornecendo orientações não-farmacológicas e farmacológicas.

DPOC – Orientações sobre o diagnóstico, classificação e manejo da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), usando dados do paciente.

Animais Peçonhentos – Auxilia na identificação dos principais animais peçonhentos e venenosos do RS e fornece orientações sobre medidas de prevenção e localização do posto de soro mais próximo.

ADDS – Apoio ao Diagnóstico de Depressão e na definição de risco de suicídio. Visa o auxílio no diagnóstico dos transtornos depressivos e na definição do risco de suicídio.

RS Contra Aedes – App dirigido à população em geral e desenvolvido como parte da campanha #RScontraAedes em parceria com a SES-RS e Sisqualis®. Auxilia pessoa a identificar quais locais em sua residência podem ser focos do mosquito e tem a opção de gerar um alarme semanal para lembra-la de verificar estes locais. Pelo app também é possível denunciar possíveis focos e ter acesso rápido ao canal 0800 645 3308 da Campanha  #RScontraAedes.

RS Contra Aedes Agentes – Dirigido aos agentes de saúde capacitados para visitas domiciliares em busca de focos de proliferação do mosquito e como eliminá-los. Registra em tempo real as visitas, gera relatórios sobre os locais e denúncias verificadas e fornece orientações aos agentes de saúde sobre como orientar a população e realizar a limpeza de focos.