Histórico

Telessaúde

Secretaría de Estado de Saúde

O Telessaúde do Estado de Alagoas é um dos núcleos que compõem o Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes, com parceria estabelecidas com outros núcleos para garantir o fortalecimento das ações e estratégias na Atenção Básica.

Este programa foi criado pelo governo federal no ano de 2005, porém apenas no ano de 2011 foi firmado o convênio com Secretaria de Saúde do Estado, para realizar a cobertura na 9º e 10º região de saúde. Ficando a 7ª e 8ª região com o Núcleo de Telessaúde do Município de Arapiraca e da 1ª a 6ª região com Núcleo de Telessaúde do Município de Maceió.

MAPA

O Núcleo iniciou suas atividades de Teleducação no ano de 2013, promovendo seminários, com parceria entre Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (FAPEAL).

Em 2017, o Núcleo retoma suas atividades com a Teleducação já conhecido e os demais serviços ofertados na plataforma nacional do Telessaúde, como Teleconsultoria, Segunda Opinião Formativa. Com parceria entre o Ministério da Saúde, através da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação (SGTES) e o Centro de Telessaúde do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (HC-UFMG), será ofertado também Telediagnóstico, inicialmente com Eletrocardiograma.